terça-feira, 27 de abril de 2010

Deputados Estaduais criticam colegas, mas se calam das irregularidades d...


sábado, 24 de abril de 2010

Dicas Sensacionais - Prof. Luiz Marins & Senna

Excelentes vídeos com muito conteúdo, veja-os e bom aprendizado.

O Tempo

Patamar da Incompetência

O Poder da Vontade

Atenção aos Detalhes

Começar e Terminar

Talento só não Basta

O que NÃO É atender bem!

Cumpra o que Prometer

Prof. Marins Comenta sobre Motivação

Para Estudantes

Esta é de um grande Vencedor - Airton Senna

sexta-feira, 16 de abril de 2010

TCE/SC estimula sociedade a fiscalizar uso do dinheiro público

Com “Portal do Cidadão” TCE/SC estimula sociedade a fiscalizar uso do dinheiro público

     Ampliar o exercício da cidadania e oferecer à sociedade mais um instrumento para fiscalizar a gestão pública são os principais objetivos do “Portal do Cidadão” (http://portaldocidadao.tce.sc.gov.br/) —novo canal aberto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) no site da instituição (www.tce.sc.gov.br)—, que traz informações detalhadas sobre a gestão dos recursos públicos pelos 293 municípios catarinenses. O acesso é fácil. Basta localizar, com o mouse, uma cidade no mapa de Santa Catarina ou selecionar o nome de uma delas —na relação de todos os municípios catarinenses— na abertura do portal e escolher o assunto que o usuário quer pesquisar, nos quadros à esquerda da tela.
     Todos os tipos de receitas e despesas, inclusive por função de governo —saúde, educação e pessoal, por exemplo—, e gráficos com a sua evolução, ano a ano, das administrações municipais, estão disponíveis. Também foram reunidas, na seção dedicada ao “cidadão fiscal”, orientações sobre os instrumentos que a sociedade pode utilizar para exercer o controle social diante de suposta irregularidade no uso do dinheiro público: denúncia, representação e ação popular. Há ainda acesso direto para o espaço da Ouvidoria — serviço que tem como objetivo criar um canal de diálogo e interação entre o TCE e o cidadão.
     Com base em dados disponibilizados, bimestralmente, pelos próprios gestores públicos ao Tribunal, através do sistema e-Sfinge (Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão), o portal oferece também acesso a informações sobre a situação dos servidores, das licitações e dos contratos firmados, além do teor dos pareceres prévios, emitidos pelo Pleno, sobre as contas anuais das prefeituras catarinenses.
     “Desta forma, o cidadão pode exercer essencial papel de fiscalização da administração, acompanhando e avaliando se os recursos estão tendo a correta destinação”, destaca o texto que explica o objetivo do novo canal, na abertura do portal.

Cidadão fiscal
     Para facilitar a compreensão do cidadão que não está acostumado com termos próprios da contabilidade pública, o Portal do Cidadão ainda traz os conceitos sobre os vários tipos de receitas e despesas públicas, ensina o que é dívida pública e quando ela é “flutuante” — de curto prazo — ou “consolidada” — com prazo superior a 12 meses, por exemplo. Na mesma direção, estão disponíveis explicações relacionadas ao papel do Tribunal na análise das contas anuais dos prefeitos e informações conceituais sobre servidores, contratos e licitações no âmbito da administração pública.
     A exemplo do espaço da Ouvidoria, o Portal do Cidadão também reproduz a seção “Fale com o TCE”, disponível no site da Instituição, para facilitar a comunicação com os usuários.
     Dados sócio-econômicos — do site do Governo do Estado, com uso autorizado — e informações gerais — nome do prefeito, endereço da prefeitura e câmara municipal, localização geográfica, população, entre outros — que têm como fonte o IBGE, TSE e STN também estão no portal. Outra facilidade é a disponibilização de link direto com o “Google Earth” e “Google Maps”, o que permite visualizar diretamente o município selecionado para a consulta. A idéia é oferecer a pesquisadores e demais interessados, num mesmo espaço, acesso a dados que possibilitam uma visão ampla sobre a realidade de cada um 293 municípios de Santa Catarina.
     A implantação do Portal do Cidadão é uma iniciativa prevista no plano estratégico 2008-2011 do TCE, na perspectiva de fortalecer a imagem do TCE de Santa Catarina perante a sociedade. Segundo o documento, o principal objetivo do canal é “a disponibilização, de forma simplificada e em linguagem acessível, de informações sobre as instituições e órgãos da administração pública direta e indireta do Estado e municípios catarinenses”. As unidades do Tribunal envolvidas na execução da tarefa foram a Diretoria Geral de Planejamento e Administração (DGPA) e a Diretoria de Informática (DIN).

Fonte: ACOM / TCE-SC: 2010

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ameaça de apresentador de TV a estudante por crítica em blog acaba na Justiça

sistema3 Despretensioso, Lucas Waricoda, estudante do segundo ano de jornalismo da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), no Paraná, nunca pensou que um texto seu, publicado em um blog acadêmico, fosse ser tão lido. E que o caso fosse parar na Justiça.

No último dia 23 de março, ao fazer um exercício no qual deveria analisar uma produção midiática local, Lucas decidiu escrever sobre o programa RP2, exibido pelo canal pago TV Vila Velha. A polêmica resposta do apresentador, Zeca, chocou: ao vivo, durante a transmissão do programa, ele ofendeu e ameaçou o estudante ao fazer considerações sobre o conteúdo publicado.

Leia tudo…

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Para ser feliz...

OS DEZ MANDAMENTOS DA AMIZADE

1 – Um amigo é, antes de tudo, uma certeza. Seu modo de agir é seguro e sua esperança tranqüiliza. Ele não apenas traz segurança. Ele é um pouco do que somos e, por isso mesmo, nos assegura que nunca estamos sem apoio. Aliás, ele nunca está longe, nem quando separado por países ou oceanos.

2 - Um amigo é mais uma presença espiritual do que física. Explico-me: presente ou não fisicamente, o que o torna meu amigo é sua capacidade de nunca se ausentar de minha vida, em qualquer circunstância. Ele não sai do meu interior, pelo simples fato de que se tornou um pedaço da minha vida.

3 - O amigo se identificou comigo nos pontos mais importantes da minha vida. Ele discorda em muitas coisas e chega mesmo a discutir e ter “pegas” comigo, mas é exatamente por concordar nos pontos básicos que ele se exalta quando percebe que não estou sendo coerente.

4 – O amigo não tem interesse pessoal com respeito a minha pessoa. Não é exclusivista e nem ciumento. Deixa que eu tenha outras amizades e até as incentiva e se interessa para que corra tudo bem. Não espera agradecimentos por tudo e quando é ferido por uma ingratidão ou preterido por um outro que merecia menos, mas recebeu tratamento melhor, ele se cala e continua paciente ao meu lado, esperando ser útil.

5 – Um amigo não concorda em tudo. Ele diz verdades que doem, mas também diz verdades que curam e, se preciso, corre o risco de perder uma amizade, mas não deixa de dizer a verdade.

6 – Um amigo é seguro e tranqüilo de seu lugar na minha vida. Sabe que mesmo que eu canse dele, ele continuará ao meu lado. Às vezes, um amigo é um “chato querido”.

7 – Um amigo não vigia, nem policia. Ele observa... E só.

8 – Um amigo não protege, ele ajuda. Mas dá liberdade ao outro de optar.

9 – Um amigo tem horror aos diálogos que só permanecem no plano material ou na superficialidade. Ele tem tempo para ouvir e para fazer confidências. Mas também não fica a exigi-las. Ele tem um pouco de eterno.

10 – Um amigo leva a Deus.

Dizem que hoje é difícil encontrar um verdadeiro amigo. É que hoje em dia, há muito pouca gente que tem coragem de ter fé...

Do que nosso cérebro é capaz?

Paraíso Artificial no Chile

Artes do Sul - Informação, Arte & Tecnologia

Dicas, Informação & Liderança

EcoManagement

Ambiente Energia

Dicas - Dicadedica

Sustentabilidade, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Mudanças Climáticas.

Faca Parte do EcoD

Hora do Planeta

Hora do Planeta 2009.

Greenpeace